O Rio

Com 2,7 mil quilômetros de extensão, o São Francisco é conhecido como Rio da Integração Nacional por ligar o Sudeste e o Centro-Oeste com o Nordeste brasileiro. Popularmente chamado de Velho Chico, este é um dos rios brasileiros de maior importância econômica, social e cultural. Ao longo dos cinco Estados percorridos – Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe –, o São Francisco banha áreas com diferentes climas, vegetações e relevos.

Encontrado apenas um ano após os portugueses terem chegado ao Brasil, o São Francisco abriga, em suas margens, grande diversidade de culturas, locais históricos, sítios arqueológicos, além de importantes centros urbanos. Lendas, tradições e festas populares evoluíram às suas margens, criando uma identidade característica e autêntica.

Uma das lendas mais famosas versa sobre a origem do nome do rio, segundo a qual o São Francisco nasceu das lágrimas derramadas pela índia Irati. Com saudade do bravo companheiro que foi lutar pela posse da terra contra o homem branco e não voltou mais, Irati sentou em uma pedra e chorou durante vários dias. De tão grande, sua tristeza deu origem ao Opará, que significa “rio-mar” na linguagem indígena.

H2 lorem ipsum
  • Vem da região do São Francisco, também, um dos elementos mais marcantes da arte popular brasileira. Trata-se da carranca, escultura de madeira com forma humana ou animal que se popularizou nas embarcações do rio. A princípio, para chamar atenção, os objetos eram colocados na proa dos barcos que levavam mercadorias. Ao longo dos anos, a população ribeirinha passou a atribuir às carrancas a função mística de afugentar maus espíritos.

  • A bacia do São Francisco é formada por 168 afluentes, abrange 504 municípios em uma área de 634 quilômetros quadrados, correspondendo a cerca de 8% do território nacional. Para mais de 13 milhões de brasileiros que navegam, consomem, pescam ou utilizam suas águas para irrigar plantações, o Rio São Francisco significa desenvolvimento social e econômico.

DESTAQUE com foto no bg

Subtítulo (estilo nota curta com cor e all caps) Lorem ipsum dolor sit amet

A produção de uvas do Vale do São Francisco ganhou destaque internacional pela qualidade dos vinhos produzidos na região do município de Petrolina (PE). Mas essa região, irrigada com suas águas, também tem se tornado grande produtora de frutas tropicais exportadas para diversos países.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.